"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conferência discutirá direitos das pessoas idosas


03/11/2011
Nos dias 23 a 25 de novembro acontecerá em Brasília a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. A Contag será representada por diversos delegados e delegadas que foram eleitos nas conferências estaduais e também por dez delegados(as) nacionais – o secretário nacional da Terceira Idade e mais nove lideranças de diversas regiões do país.

O tema da conferência será “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e, com isso, o evento pretende debater os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento.

Nesse sentido, a Contag entende que o envelhecimento é um direito que possui uma dimensão transversal que perpassa cada uma das políticas de direitos sociais, como a saúde, o trabalho, a previdência e a assistência social, o transporte, a habitação, a justiça, entre outras. Mas, também é vivenciado na verticalidade. Segundo o secretário Natalino Cassaro, o envelhecimento vem provocando mudanças estruturais no meio rural e faz-se necessário que as políticas públicas contemplem as pessoas idosas do meio rural. “Portanto, a conferência é um momento de fortalecimento da participação do próprio idoso na defesa de seus interesses e representa um passo decisivo na atualização da Política Nacional do Idoso”, avalia o sindicalista.

O evento abordará temas como o Envelhecimento e as Políticas de Estado; Pessoa Idosa – protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; Fortalecimento e Integração dos Conselhos; e Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Além disso, serão realizadas rodadas de conversas e a Secretaria Nacional da Terceira Idade da Contag participará ativamente das discussões sobre os empréstimos consignados e outras formas de endividamento e sobre os direitos para quem envelhecer nas ruas, campos, tribos e tendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário