"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

quinta-feira, 26 de abril de 2012

FETRAECE informa sobre o cadastro dos segurados especiais

25/04/12



Informações
Comentar Comentar

Informamos aos Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais que no dia 29 de março durante o Conselho deliberativo da CONTAG, foi lançado a nível nacional a campanha de cadastramento dos segurados/as especiais.


Neste sentido reforçamos a importância dos STTRs estarem realizando o cadastro, observando que é uma ação que visa fortalecer os segurados especiais (agricultores/as familiares) ao acesso com mais facilidade às políticas de assistência social do INSS.

Para aqueles que ainda não estão emitindo o cadastro, recomendamos que observem o CD da capacitação que enviamos  para todos os STTRs do estado, ensinando como entrar no sistema e emitir o cadastro.

Utilizem os procedimentos  necessários, discutidos ao longo das reuniões nas regionais que  fizemos.”  Não façam cadastro sem antes pegar a autorização dos agricultores/as, pois poderá causar danos futuros ao STTRs. Arquivem a documentação dos/as agricultores e criem um carimbo próprio  do STTR  com C.N.PJ,  colocando “ CONFERE COM O ORIGINAL”, para carimbar as documentações dos agricultores/as evitando assim gastos com autenticações.

A CONTAG está enviando para os STTRs um CD e um spot para programa de rádio, e também confeccionará panfletos e mais cartazes. No estado do Ceará iremos fazer spot para programa de rádio e no mês de maio faremos as capacitações em todas as instâncias regionais com os STTRs, objetivando dar suporte para melhor esclarecimento do sistema e como utilizá–lo.

O INSS e a DATAPREV já concluiram o novo sistema de acesso ao cadastro dos segurados especiais e pelo novo sistema os representantes dos Sindicatos habilitados para realizarem o cadastro poderão comparecer na Agência do INSS portando apenas a Carteira de Identidade e CPF e solicitar o registro de senha no sistema CADSENHA, isto para aqueles que já estão habilitados a realizarem o cadastro conforme segue lista abaixo.

A Orientação é que solicitem o registro de senha como sendo pessoas físicas comuns, isso porque, a grande maioria dos/as servidores/as do INSS  podem não sabem como proceder caso lhes seja solicitado a senha para fazer o cadastro do segurado especial, mas, todos/as os/as servidores/as do INSS estão preparados para registrar uma senha (no sistema CADSENHA) para qualquer pessoa física que queira obter informações sobre seus dados cadastrais no âmbito do CNIS. É esse mesmo tipo de registro de senha que deverá ser utilizado para o acesso ao CNIS-RURAL visando fazer o cadastro do segurado especial através do sistema CADSENHA.

O acesso ao cadastro dos/as segurados especiais utilizando a senha registrada no INSS se dará através do link: www5.dataprev,gov.br/cnisinterneter  Ao clicar no referido link, será aberta uma janela solicitando o nº do CPF e a senha. Desse modo, se o representante do sindicato já for credenciado pela CONTAG junto ao INSS, o mesmo conseguirá fazer o cadastro do/a segurado especial.

Mesmo com esse novo caminho que é o CADSENHA, os/as representantes dos sindicatos continuarão também tendo acesso ao cadastro do segurado especial utilizando o login e a senha registrados no sistema CED-WEB do MDA. Assim sendo, agora teremos duas formas de acesso ao CNIS-RURAL, o que será muito útil caso ocorra problemas em um dos sistemas.

Futuramente o INSS criará um sistema que poderá também homologar as provas dos agricultores que antecede  ao  cadastro.

Informamos também que foi observado pelos dirigentes dos STTRs  emissores do cadastro,  que quando o titular do grupo familiar já tem uma inscrição no CNIS e nessa inscrição não consta o seu estado civil, como o sindicato não consegue alterar as informações que constam no CNIS, ele fica impossibilitado de  complementar a inscrição do segurado titular, de modo a incluir o seu estado civil e, conseqüentemente, não consegue também cadastrar os componentes do grupo familiar. Vale lembrar  que a DATAPREV já está alterando o sistema de modo a permitir que os sindicatos façam as complementações necessárias na inscrição do segurado referente a: informação de CPF, estado civil e atualização de endereço e essas mudanças estão em fase de homologação.

Quanto às mudandanças em relação ao  novo Presidente e pessoas que estão fazendo cadastro, informamos que o INSS ainda não está fazendo esta mudanças.  Segundo informação do INSS, eles estão estudando a melhor forma de como serão festas essas alterações. Estamos no aguardo e tão logo seja criada, passaremos a todos/as.

No estado do Ceará temos 153 STTRs habilitados a fazerem o cadastro. Em anexo segue a lista expedida pelo INSS. É importante cada STTR observar quem é a pessoa que  foi habilitada a fazer o cadastro. Informamos NOVAMENTE que  o INSS ainda não fez as modificações que solicitamos  de troca de termo de responsabilidade que foi enviado a muito tempo. Mesmo assim é importante o STTR iniciar o cadastro. Estamos trabalhando  de forma que o INSS resolva o mais rápido possível estas modificações solicitadas pelos  STTRs.

Qualquer dúvida entrem em contato com a Secretaria de Políticas Sociais da FETRAECE, com Cicera Vieira (Secretária) ou Angélica Costa (assessora).

Lista dos habilitados para Cadastro dos segurados especiais do estado do Ceará, emitida pelo INSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário