"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Fetraece sedia etapa Nordeste de debate da Política Nacional de Saúde no Campo


A luta pela melhoria constante no serviço de saúde prestado para as pessoas mais carentes está sempre em pauta no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTRs). Visando isso, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece) sedia a 4ª etapa do Projeto Nacional de Formação de Facilitadores para Implementação da Política de Saúde do Campo, Floresta e Águas. O curso iniciado na segunda-feira, 18, e segue até sexta-feira, 22, é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) junto ao Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.
O Ceará foi escolhido como sede da atual etapa (Nordeste) que conta ainda com a presença de lideranças sindicais rurais e trabalhadores gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Já foram realizados encontros semelhantes nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Já entre os dias 08 e 12 de setembro de 2014 irá ocorrer a 5ª etapa, que ocorre em Manaus, no Amazonas, e vai reunir representantes dos estados da Região Norte.
Em Fortaleza, engrandecem o debate a assessora de Saúde da Contag e presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza, o coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Machado, e o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson de Sousa.
Para a coordenadora pedagógica do Projeto, Juliana Acosta, o objetivo dos encontros “é contribuir para a informação do direito a saúde e fortalecer a luta por um SUS que atenda as necessidades de trabalhadores e trabalhadoras rurais”.

Foto e texto: Jornalista Janes P. Souza/Imprensa Fetraece

Nenhum comentário:

Postar um comentário