"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Renovação de termo de cooperação entre CONTAG e Ministério da Saúde reforça luta por defesa do SUS


 
FOTO: César Ramos

“Hoje foi um dia de reafirmação de uma relação de parceria em confiança entre o Ministério da Saúde (MS) e a CONTAG”. Essas foram as palavras do ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a cerimônia de renovação do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para a formação de lideranças sociais, agentes, conselheiros de saúde, gestores e trabalhadores rurais para o fortalecimento do controle social das políticas públicas de saúde.
 
A assinatura simbólica do acordo pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, e pelo ministro da Saúde foi realizada na manhã de hoje (29) na mesma cerimônia de lançamento do Plano Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados (Planatre), na sede de nossa confederação, em Brasília. Dessa maneira, contou com a presença dos ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, além da diretoria e dos integrantes do Conselho Deliberativo da CONTAG e um auditório cheio de lideranças do MSTTR.
 
Trabalhadores rurais em defesa do SUS
 
O ministro da Saúde apontou a necessidade “inadiável” de combater o uso de agrotóxicos e o incentivo à produção saudável de alimentos, luta que se refletirá no futuro da saúde dos brasileiros (as). Chioro apontou ainda a importância do trabalho conjunto com a CONTAG para o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) em um momento em que há no Congresso um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que, se aprovada como está, pode enfraquecer e limitar a existência do sistema público, gratuito e universal de saúde. 
 
Como principais usuários do SUS, os trabalhadores (as) rurais e os habitantes de pequenos munícipios no interior do país precisam estar cada vez mais unidos e aguerridos na luta em defesa de seus direitos. “O termo de cooperação com o Ministério da Saúde é um dos instrumentos para o fortalecimento dessa luta. A CONTAG tem legitimidade e capacidade de mobilização que precisa ser reconhecida e potencializada na defesa do SUS e do direito universal à saúde, em um ambiente político de ameaça às conquistas sociais”, afirmou a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, que não apenas é a primeira mulher a presidir o CNS desde sua criação, há 78 anos, como é uma representante dos trabalhadores na agricultura à frente da principal instância de participação social da saúde do Brasil.
 
Em seu discurso, o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, destacou o sucesso do Programa Mais Médicos, que levou possibilidade de acesso à saúde básica e ao bom atendimento até as populações do campo, e lembrou das ações que já estão sendo tomadas para o aumento da oferta de cursos de saúde no interior do Brasil. José Wilson afirmou que a renovação do acordo celebra um momento muito promissor entre a confederação e o ministério da Saúde nas ações de melhoria do atendimento e no acesso à saúde básica e para o controle social da implementação das políticas públicas de saúde. “Temos que avançar na consolidação da Política Nacional de Saúde dos povos do Campo, das Florestas e das Águas e estamos consolidando esse percurso”, afirmou o secretário.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário