"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

P1MC | Cisternas | Cisternas nas Escolas


Além de promover a democratização da água, o P1MC provoca mudanças sociais, políticas e econômicas significativas na região Semiárida. Uma pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Bancos (FEBRABAN) revelou que, num universo de 140 mil pessoas beneficiadas, a incidência de verminoses e asma diminuiu cerca de 4,2% e 3,9%, respectivamente.
As mulheres também sentem de imediato as mudanças provocadas pelo P1MC. Antes da chegada da cisterna, elas tinham que acordar de madrugada e caminhar quilômetros em busca de água. Com a construção do reservatório ao lado da casa, elas passaram a ter mais tempo para se dedicar a outras atividades. O P1MC também tem funcionado como instrumento para fortalecer a autoestima e a cidadania da população.
O P1MC já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais em reconhecimento a melhoria na qualidade de vida dos agricultores e agricultoras do Semiárido brasileiro. Entre eles destaca-se o Prêmio Direitos Humanos 2010, na categoria Enfrentamento à Pobreza, concedido pela Presidência da República, e o Prêmio Sementes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde que surgiu, em 2003, até maio de 2013, o P1MC construiu mais de 450 mil cisternas, beneficiando mais de 2 milhões e 250 mil pessoas. Para que esses resultados pudessem ser alcançados, a ASA conta com a parceria de pessoas físicas, empresas privadas, agências de cooperação e do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário