"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

terça-feira, 20 de maio de 2014

Fetraece inicia formação da quarta turma de educadores sindicais



A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece) iniciou na tarde de segunda-feira, 05 de maio, a quarta turma estadual de educadores sindicais do Projeto Raízes – Cidadania e Emancipação dos Sujeitos do Campo, através da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Nesta turma estão sendo contempladas as Regionais do Vale Jaguaribe, Iguatu, Sertão Central e Grande Fortaleza. As regionais de Itapipoca, Sobral, Crateús e do Cariri, tiveram aulas recentes na própria Região.

Na atual turma, 85 dirigentes e lideranças sindicais iniciaram a preparação deste primeiro módulo que vai até sexta-feira, 09. Outros dois serão realizados no decorrer deste ano de 2014, sendo um em julho e outro em outubro.

A abertura dos trabalhos foi feita com a presença de diversos diretores da Fetraece. Participaram do início do curso o presidente da entidade, Luiz Carlos Ribeiro; o vice, Moisés Braz, a secretária Geral, Erivanda França; o secretário de Finanças, Raimundo Martins; o secretário de Políticas Agrícolas, José Francisco de Almeida; a secretária de Assalariados/as Rurais, Suely Pinheiro; a secretária de Mulheres, Rosângela Ferreira; além da secretária de Formação, Organização Sindical e Formação, Lucilene Batista, pasta responsável pelo curso.

O curso faz parte da estratégia formativa da Enfoc, alicerçado nos eixos pedagógicos Memória e Identidade, e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade, orientados pelos eixos temáticos: Estado, Sociedade e Ideologia; Vida Sindical – História, Concepção e Prática; e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. No total, são 96 horas aula.

Neste primeiro módulo será trabalhado o eixo Estado, Sociedade e Ideologia.  O objetivo é buscar despertar o senso crítico dos educandos.


Para o vice-presidente da Fetraece, Moisés Braz, ações de formação são essenciais para o fortalecimento do movimento sindical, pois as agricultoras e agricultores familiares estarão mais preparados para lutar pelos direitos. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário