"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

terça-feira, 27 de maio de 2014

Movimentos sociais discutem criação de fórum estadual de enfrentamento à violência contra a mulher do campo no Ceará


A Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece) realizou uma reunião na sexta-feira, 23, na sede da entidade, em Fortaleza, com diversos representantes de organizações que lutam pelo direito da mulher. O objetivo do encontro era a discursão para iniciar a criação do Fórum Estadual de Combate à Violência contra a Mulher do Campo.

A criação do Fórum é recomendação da Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) do Governo Federal aos estados desde 2008, em virtude da portaria nº 52 de 13/08/2008 que instituiu o Fórum Nacional, mas em alguns estados como o Ceará, ainda não foi criado.
Segundo a secretária de Mulheres da Fetraece, Rosângela Moura, este debate tem se intensificado com a chegada das Unidades Móveis de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do campo, conquista da Marcha das Margaridas 2011.

É importante ressaltar que o Fórum dentre várias funções pode articular as entidades locais e regionais dos diversos setores envolvidos com a questão (saúde, segurança pública, justiça, educação, assistência social, entre outros e também acompanhar e viabilizar a implementação das Diretrizes do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta nos municípios, além de planejar, articular e monitorar as ações das Unidades Móveis e de outras políticas públicas de responsabilidade do Estado e dos municípios.

Na reunião foi apresentado um resgate dos passos dados pelas Mulheres da Marcha das Margaridas e parceiras até a conquista das unidades Móveis; a formulação de outras políticas importantes para as mulheres e apresentado um documento proposto pelas participantes da Oficina “Projeto Margaridas em Marcha no enfrentamento á Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta” promovida pela CONTAG/SPM/FETRAECE em abril deste ano.


No próximo mês de junho será realizada uma nova reunião com as entidades: Fetraece, Centro de Pesquisa Esplar, Marcha Mundial de Mulheres, MST, COPICE, CUT, MAB, CERQUIRCE, CETRA, FCM, ASA, MMTR-NE e outras que desejem contribuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário