"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CONTAG reforça a luta das populações extrativistas da Amazônia


 

As populações extrativistas brasileiras que, por dependerem dos recursos naturais para manter seus modos de vida, prestam ao país um serviço inestimável, pois protegem os ecossistemas e a biodiversidade, contribuem com o equilíbrio climático e promovem novas bases de governanças para o desenvolvimento sustentável do país. 
 
Hoje essas populações vivem hoje em 106 Reservas Extrativistas e de Desenvolvimento Sustentável nas Florestas da Amazônia, da Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e nas Zonas Costeiras e Marinha, protegendo mais de 25 milhões de hectares, que representam cerca de 6% do território brasileiro, com uma estimativa populacional de três milhões de famílias.
 
São populações que nasceram e cresceram em florestas, lagos, beiras de rios, manguezais, campos e praias e que aprenderam com seus antepassados como usar estes recursos sem degradar e sem desmatar, muito antes da proteção ao meio ambiente se tornar uma preocupação da sociedade. Apesar dos avanços nas ultimas décadas, ainda existe grandes dificuldade de evidenciar suas especificidades aos formuladores de políticas públicas. 
 
Entendendo toda esta luta, a CONTAG, entre outros Movimentos sociais que nascem no meio dessas populações, adotaram a estratégia de convidar Governos para dentro das comunidades, invertendo a lógica de ir para Brasília-DF, pautar suas demandas por políticas para seus territórios no Chamado da Floresta.
 
Este ano em sua 3ª edição o Chamado da Floresta será realizado nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29) de outubro dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns no município de Santarém no Pará e contará com a presença da secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Alessandra Lunas, que deve aproveitar a oportunidade para reforçar junto aos representantes de Governos presentes, as demandas apresentadas por várias mulheres na 5ª Marcha das Margaridas.
 
Fique sabendo!
 
Foram organizados dois Chamados da Floresta (2011 e 2013) para apresentar proposta de desenvolvimento ao Governo. Temas Centrais da Plataforma de diálogo com Governos são organizados em quatro eixos estruturantes da realidade desses territórios: conquista e regularização dos territórios, políticas econômicas para o desenvolvimento, programas sociais para a qualidade de vida, e gestão participativa dos recursos naturais e dos territórios.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário