"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SDA participa do encontro dos profetas da chuva



A previsão oficial da Funceme sobre a quadra invernosa no Ceará deverá sair até o dia 23 de janeiro, durante encontro de técnico em Fortaleza

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, participou no último sábado, do encontro do “Profetas da Chuva”, que anualmente movimenta o município de Quixadá. Este ano, os profetas se reuniram entre 9 e 11 de janeiro e apresentaram o prognóstico de acordo com a observação da natureza e o comportamento de alguns animais.

Eles se reúnem todos os anos, próximo à Pedra da Galinha Choca, ponto turístico da cidade. A profecia para 2015 é de que haverá um bom inverno.

O profeta João Soares afirma que vai chover muito na região com base na atividade do maribondo de chapéu, que tem esse nome porque desenvolve sua colmeia em forma de chapéu. “A casa dele está completa, um chapéu completo. Ele faz isso para se proteger da chuva, um sinal claro de que vai chover forte em breve. Nos anos anteriores a casa dele estava toda incompleta”, afirma.

Há quem prefira observar a floração do juazeiro. É o caso do senhor Josimar da Silva. A floração ocorreu de forma irregular pelos galhos da árvore. “A natureza quer nos dizer que teremos meses ruins e meses bons. Não teremos um tempo direto de chuva. O bom sinal é que a floração foi grande em muitas regiões onde tem o juazeiro”, relata.

Dos 32 profetas que participam do evento, 29 afirmam que o Nordeste terá precipitações acima da média.

Visão científica


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deve divulgar em 23 de fevereiro o prognóstico oficial das chuvas no Ceará no ano de 2015. O encontro está previsto de acontecer entre os dias 20 e 23 de janeiro.

O secretário Dedé Teixeira reafirmou o respeito às previsões dos profetas da chuva e disse que as políticas em andamento para garantir a convivência com a estiagem vão permanecer. “Sempre torço para que as previsões dos profetas estejam corretas e que tenhamos uma grande quadra chuvosa, mas o Estado do Ceará está preprado para enfrentar o desafio de mais um ano de estiagem, com obras de abastecimento d'água e investimentos em projetos produtivos que vão permitir ao homem do sertão a convivência com a estiagem e a geração de emprego e renda”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário