"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Agricultura familiar ganha destaque em evento Latino-Americano

As políticas brasileiras que apoiam à agricultura familiar para a produção de alimentos mais saudáveis, o acesso ao crédito, a criação de sistemas de compras públicas - com preços razoáveis, e o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas são algumas das experiências que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentará no Foro Regional Latino-Americano Desenvolvimento Territorial, Inovação, Diálogo de Saberes e Comunicação Rural. O evento ocorre em Brasília, nesta quinta (12) e sexta-feira (13).
O fórum tem a finalidade de contribuir para o intercâmbio de experiências de instituições do Brasil e países da região, com políticas para fortalecer a agricultura familiar, a assistência técnica e extensão rural, a inovação rural, por meio da troca de saberes e da comunicação rural. Esses temas têm sido priorizados pelos Grupos de Trabalho da Agricultura Familiar dos países que compõem a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos, CELAC.
Ao fim do encontro, será redigido um documento contendo análise de políticas e experiências trazidas durante o fórum, bem como propostas de ação em inovação institucional, social e de serviços de comunicação rural e extensão norteadores a programas nacionais e regionais, além de roteiro para cooperação técnica da FAO e entre os países.

O evento
Organizado no formato de mesas de discussão - entre representantes de instituições públicas, organizações de investigação e extensão rural, agências de desenvolvimento, universidades e sociedade civil, o fórum prevê socialização de experiências, lições aprendidas e serviços para fortalecer os programas e políticas institucionais voltados à agricultura familiar e desenvolvimento rural e territorial.
A promoção do evento é liderada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em conjunto com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário