"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Formação de educadores (as) populares segue multiplicando o saber e prática sindical no Centro-Oeste

 

Vai até quinta-feira (03) em Campo Grande – MS o II Módulo da Formação de Educadores e Educadoras Populares da Escola Nacional de Formação da CONTAG-ENFOC, na região Centro-Oeste. O módulo traz como tema principal uma ampla discussão  sobre as Concepções e Práticas Sindicais no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
 
“Percebemos que o grau de comprometimento da turma  do Centro-Oeste é enorme. Quero chamar à atenção para  evolução da turma, pois  antes, a região era considerada sem muito empoderamento da  ação formativa. Hoje é nítido como a turma tem avançado, evoluído, e está animada”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, que contribuiu com o debate na turma no ultimo final de semana na capital do Mato Grosso do Sul.

Metodologia
 
Vale destacar  que o Curso Regional do Centro-Oeste que reúne cerca de 45 educadores (as) populares, traz elementos que valorizam o contexto da ação sindical, visando promover  entre os (as) participantes a reflexão sobre a vida  sindical, tendo por finalidade possibilitar a vivência de práticas educativas emancipatórias, novas relações sindicais e políticas,  referenciadas na Política Nacional de Formação (PNF)  e no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
 
“Nossa perspectiva  é que  a partir da conclusão do Curso, nossos educadores (as) populares estejam engajados (as) com a organização sindical que estamos vivendo atualmente. Que possam seguir com a disposição de continuar contribuindo com o novo formato de Organização do Campo que deve se dividir em Agricultores (as) Familiares e Assalariados(as) Rurais. Ressaltamos que muda apenas o novo jeito de Organização da  nossa categoria, porém continuaremos ainda mais com nossa unidade. Primando por nosso processo de autoajuda e companheirismo”, ressaltou Juraci Souto, trazendo uma reflexão sobre o novo formato da Organização Sindical do MSTTR .    
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário