"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Possibilidade de anulação de empréstimos consignados e Plano Sustentar são temas de encontros nos estados do Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Goiás

 
Aristides Santos e Lúcia Moura apresentam conteúdo sobre o tema no Rio Grande do Sul

FOTO: FETAG-RS

Nesta semana, o Plano Sustentar e as informações sobre a possibilidade de anulação de empréstimos consignados foram temas de debates nos estados do Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Goiás.
 
Hoje (17), o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, e a secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura, apresentaram os conteúdos sobre os temas durante o Encontro Geracional da FETAG-RS, que acontece na cidade de Santa Cruz do Sul, a 100km de Porto Alegre (RS). Na terça-feira (15), foi a vez de Goiânia e, na segunda-feira (14), o debate foi feito no Distrito Federal.
 
O objetivo dos encontros é, junto aos dirigentes sindicais e assessores jurídicos do MSTTR, traçar estratégias sobre como atuar para evitar o endividamento indevido ou desnecessário dos (as) trabalhadores (as) aposentados (as) e pensionistas que adquirem o empréstimo consignado, aquele que é descontado diretamente do benefício. Os debates já foram realizados também no Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Pará.
 
A Anulatória é uma possibilidade a qual homens e mulheres do meio rural podem recorrer para cancelar empréstimos consignados onde se comprove, além da fraude, que o os bancos não praticam a teoria objetiva da boa fé, a transparência e nega informações aos clientes a respeito dos empréstimos. 
 
O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, aponta a importância de que o(a) trabalhador(a) se informe e esteja muito atento na eventualidade de necessitar de um empréstimo. “Além de exigir todas as informações do funcionário do banco sobre a quantidade de juros, de prestações e de outros custos embutidos na proposta, o trabalhador tem direito de compara propostas de vários bancos e também de ser orientado por profissional que entenda de matéria financeira, como, por exemplo, os assessores jurídicos dos sindicatos.
 
 “As duas primeiras semanas de debate sobre a possibilidade do Cancelamento do Empréstimo Consignado foram boas, com grande receptividade dos dirigentes e assessores do movimento sindical. Pra nós está bem claro que nosso papel é sempre coibir qualquer injustiça cometida pelas grandes agências bancárias que só visam o lucro pelo lucro e manipulam as pessoas desinformadas em matéria financeira causando danos econômicos e sociais na vida dessas pessoas”, destacou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos.
 
Debate no Distrito Federal, na sede do Cesir, em Brasília
 
 
Plano Sustentar
 
A Anulatória do Empréstimo Consignado é mais uma ação do Plano Sustentar, que foi desenvolvido a partir de uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG, com objetivo de implementar estratégias para fortalecer a Sustentabilidade Política Financeira para o conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Entre os eixos centrais do Plano Sustentar estão: 
 
*Gestão administrativa e financeira democrática, transparente e participativa que fortaleça as estratégias de arrecadação;
 
*Formação e processos formativos que possibilite qualificar a ação político-sindical e viabilize a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social; 
 
* E uma Comunicação que dialogue e potencialize a mobilização entre a base e as entidades.
 
Recentemente a CONTAG apresentou ao conjunto do MSTTR mais duas ações do Plano Sustentar: SisCONTAG e Seguro de Vida
 
SisCONTAG
 
Um sistema informatizado de gestão administrativa e financeira via internet que permite que o sindicato possa fazer uma gestão do sindicato, tendo informações mais precisas e rápidas sobre os sócios/as.
Acesse o SisCONTAG:
 
LINK: sindicatos.contag.org.br  (utilize o login e senha do sistema de arrecadação da CONTAG)
 
SEGURO VIDA
 
Também como parte do Plano Sustentar, foi assinado o Contrato entre a PAN Seguro e a CONTAG que vai garantir o Seguro por Morte Acidental e Serviço de Assistência Funeral aos associados (as) dos sindicatos filiados à CONTAG que aderirem ao Plano Sustentar e ao contrato firmado.
Como aderir ao Seguro Vida
 
Para que o sindicato participe do contrato entre a PAN Seguros e a CONTAG é necessário aderir ao Plano Sustentar através do SisCONTAG, baixar o arquivo com o modelo de Ata do Sindicato.
 
A Ata deve ser feita em papel timbrado contendo o CNPJ, endereço, e-mail e telefone do Sindicato.
Toda a Diretoria da Federação e do Sindicato deverão assinar nas suas respectivas Atas, e enviada via correios, não será aceita nenhuma ata envida por e-mail ou fax. Não é obrigatório o preenchimento de firma das Assinaturas da Ata. 
 
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário