"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Vitória da Associação Cajá dos Negros



Conheça a experiência exitosa de 15 famílias da Associação Cajá dos Negros, na zona rural de Batalha, no sertão alagoano. 
 
Uma história de gente que vivia na extrema pobreza, trabalhando para fazendeiros da região para conseguir depois de três diárias o equivalente a míseros 30 reais por semana.  O valor irrisório não dava nem para as famílias se alimentarem direito. Muitos pais e mães para não verem os filhos (as) morrerem, acabavam não comendo nada durante o dia. Outros (as) deixavam as crianças perambulando nas imediações em busca de algum “pedaço de pão”. 
Hoje, depois muita luta e do processo de organização das famílias, orientado pela CONTAG e Fetag de Alagoas, essas famílias moram em imóveis adquiridos com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), e são protagonistas de uma história de superação. "Sempre que precisamos da CONTAG e Federação, eles (as) têm nos ajudado e orientado para continuarmos crescendo e sobrevivendo da nossa atividade. Eles (as) sabem do nosso compromisso e responsabilidade. Sempre digo que me sinto um ‘homem milionário’, pois ter comida na mesa todos os dias para dar aos meus filhos é muito bom e me deixa muito satisfeito", revela o agricultor Cícero Leite da Silva, que narra com entusiasmo a melhoria na vida de cada família. 
E assim, nos 10 hectares ocupados por cada família, eles (as) vêm trabalhando com lavouras de subsistência e criação de gado, o que tem garantido uma boa produção de leite e derivados, como queijo, doce, coalhada, manteiga, entre outros, assegurando a segurança alimentar e renda para as famílias e a comunidade.   
Mas a história de sucesso dessa gente bravia não para por aqui. Na propriedade as famílias contam com um tanque de resfriamento de leite com capacidade para 2 mil litros por dia, que foi  conquistado junto ao  governo de Alagoas, possibilitando assim  o aumento e fortalecimento da produção. 
Outra conquista importante, foi a de garantir lugar certo para produção, pois boa parte dos (as) trabalhadores (as) rurais também estão cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Modalidade Especial Leite, o que vem ajudando no escoamento da produção para as escolas públicas da região e garantindo uma boa renda para o povo forte de Cajá dos Negros.  “Ter adquirido essa terra pelo Crédito Fundiário foi tudo de melhor na vida da minha família. Hoje eu acordo feliz e tranquila, pois sei que meu marido trabalha só pra nós, não precisa mais ficar sendo humilhado e pedindo trabalho a um e outro pra ganhar uma miséria que mal dava pra comer”, ressalta com um olhar reflexivo dona Rosa, esposa de beneficiário José Duda e a mulher mais idosa da comunidade.
O PNCF é um Programa que tem garantido o acesso à terra em complemento as ações de Reforma Agrária no Brasil.  Tudo começa na terra, sem ela o agricultor (a) não tem como produzir e sobreviver. “Com o crescente número de desempregos (as) na zona rural, o PNCF tem sido a salvação de muitas famílias, a exemplo de Cajá dos Negros, que nos enche de orgulho, pois são pessoas que saíram da relação dos miseráveis do Brasil para ter uma vida digna e feliz. A CONTAG e Fetag-AL têm reafirmado o seu compromisso e parceria com o Crédito Fundiário quando busca organizar os processos com seriedade, qualificando através da Capacitação Inicial os agricultores e agricultoras para que comprem sua terra sabendo de todos os direitos e compromissos com o programa”, revelou emocionado o secretário de Política Agrária da Fetag-AL, Manoel Felizardo dos Santos.  
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário