"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Um grande passo na luta pela democracia



FOTO: César Ramos

O Supremo Tribunal Federal aprovou hoje - por 8 votos a 3 - a inconstitucionalidade do financiamento de campanhas políticas por empresas. Esse é um importante passo para que o processo eleitoral seja mais justo e que os candidatos eleitos  efetivamente representem o povo, e não os interesses das empresas que financiaram suas campanhas.
 
Essa é uma vitória para os MSTTR e para todos os movimentos sociais que fazem parte da Coalizão por uma Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e também do Plebiscito Constituinte, que têm lutado com força e afinco em defesa da democracia no Brasil. Essas organizações, das quais a CONTAG faz parte, são instrumentos indispensáveis para essa luta e representam todos os cidadãos desse país que trabalham por uma vida digna.
 
A CONTAG valoriza esta que é uma das mais importantes decisões que o Supremo Tribunal Federal já tomou: declarar inconstitucional o financiamento privado de campanhas. Mas ainda temos outro passo importante para dar: é preciso fortalecer a demanda à presidenta Dilma Rousseff para que vete o Projeto de Lei 5735/13, aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 9 de setembro, que permite o financiamento de empresas e permite grandes distorções na representatividade do povo brasileiro no Poder Legislativo.
 
“A vitória conquistada no STF não significa que a democracia está consolidada. O movimento sindical, os movimentos sociais e todos os cidadãos brasileiros precisam estar vigilantes para que essa matéria seja vetada e que nosso país passe a ter um sistema eleitoral limpo e que proporcione oportunidades iguais para todas as pessoas e setores da sociedade, inclusive o da agricultura familiar”, afirmou o vice-presidente da CONTAG e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino Matias.
 
Por isso, a CONTAG defende: Veta Dilma! 
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário