"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sábado, 29 de agosto de 2015

Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional acontece em Fortaleza

  


A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará foi aberta na noite desta terça-feira(25/08), com a apresentação dos corais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do BNB Clube. O primeiro entoou o Hino do Estado do Ceará e o segundo apresentou canções da MPB que falam de alimentação.
   A anfitriã do encontro, a presidenta do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea-CE), Malvinier Macedo, apresentou duas sextilhas no estilo literatura de cordel, típica da região nordestina.
"Pra vocês, as boas-vindas
Povo bom, povo animado
Estamos aqui com fé
Para um trabalho afinado
Porque esta conferência
Tem que dar bom resultado
Hoje, amanhã e depois
Temos muito o que fazer
Que comida de verdade
O verdadeiro de comer
Para o campo e pra cidade
Temos nós que defender".
   O lema das conferências nacional e estaduais de segurança alimentar e nutricional deste ano é "Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar" - que busca valorizar a alimentação adequada e saudável.
   Na conferência magna, em Fortaleza, a presidenta do Consea disse que a comida possui valor e simbologia que vão além do seu aspecto físico e material. "Falar de comida é falar de afeto, é falar de memória, é falar de partilha".

   Maria Emília se disse "entusiasmada" com a conferência. "Fico com muito entusiasmo quando participo de um encontro como este no Nordeste, onde as pessoas fazem política com canto e poesia", disse, em referência aos cantos e aos versos de cordel.
A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará foi aberta na tarde-noite desta terça-feira num hotel no bairro de Meireles, em Fortaleza, com a presença de cerca de 500 pessoas, sendo 386 delegados.
Dos 184 municípios do Ceará, 55 realizaram conferências. Foram realizadas 13 conferências territoriais e 101 reuniões ampliadas, como etapas preparatórias da Conferência Estadual.
   A Conferência teve prosseguimento até o dia 27, com a escolha de delegados titulares e suplentes para participarem da 5ª Conferência Nacional, que acontecerá em Novembro, de Potengi participaram os delegados Sebastião Vieira da comunidade remanescente dos quilombolas do sitio carcará e Miguel Alexandre representante do Sindicato dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de potengi, ambos foram escolhido como suplentes para a Conferência nacional.


Fonte: Ascom/Consea/Sind.rur.pot

Nenhum comentário:

Postar um comentário