"Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem / os seus bens!"

"A agricultura é a arte de saber esperar."Douglas Alves Bento

sábado, 29 de agosto de 2015

Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário é realizado no Rio de Janeiro



O estado do Rio de Janeiro recebeu hoje (27) o Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, promovido pela CONTAG. Estavam presentes representantes de sindicatos de trabalhadores (as) rurais, associações e organizações voltadas para assentados e agricultores familiares do estado, assim com o integrantes da diretoria da FETAG-RJ. 
 
O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, apontou os principais elementos da conjuntura agrária no âmbito nacional e estadual e convidou todos os presentes para a Manifestação Nacional pela Reforma Agrária, em 2016. O principal tema do encontro são as perspectivas e desafios para implantação, ampliação e fortalecimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além da apresentação de experiências bem sucedidas em assentamentos rurais do estado do Rio de Janeiro. 
 
“Quais os desafios para a implementação da Reforma Agrária no Rio de Janeiro? O primeiro desafio é fazer com que a pauta da Reforma Agrária volte para o centro das discussões do governo federal, estadual e municipal. Com relação ao crédito fundiário, temos que rever a questão da taxa inadimplência, que é muito alta no estado do Rio”, afirma Zenildo Xavier.
 
Também foram destacados os desafios para implementação de uma Reforma Agrária ampla e massiva, como apontada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Também foi realizado um resgate histórico das lutas pelo acesso a terra desde 1958. 
 
Amanhã (28), a programação do Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário conta com a apresentação dos projetos de assentamento implantados pelo INCRA no estado e a ampliação e fortalecimento das ações realizadas em conjunto com o MSTTR. Além disso, será discutido o planejamento das ações pela Reforma Agrária em 2016, além da definição de novas ações sindicais e estratégias visando o fortalecimento do PNCF.
 
Os encontros estaduais são promovidos pela CONTAG por meio de convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário