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sábado, 29 de agosto de 2015

III Seminário Nacional do Fórum de Educação do Campo - FONEC.



 Segue em Brasília-DF com cerca de 160 participantes dos Movimentos Sociais e Universidades  o III Seminário Nacional do Fórum de Educação do Campo - FONEC.
“Pra nós da CONTAG, realizar o III Seminário do FONEC é um momento de reafirmação do papel que Fórum Nacional de Educação do Campo tem exercido durante estes 5 anos desde que foi criado em 2010 como espaço de vozes dos Movimento sociais do Campo e Academia que pauta a luta pela implementação de uma Política específica para o campo. Outro ponto que merece destaque é a participação massiva de atores da educação do campo brasileira presentes no nosso Seminário, pois acreditamos que assim faremos um grande balanço de avanços e retrocessos na efetivação de conquistas na área de educação do campo e do momento conjuntural que passa o Ministério da Educação (MEC), neste momento de crise do país”, afirmou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson.

 
Estratégias
 
José Wilson ainda destaca a unidade em torno de um bem comum e as conquistas que são fundamentais para o desenvolvimento da educação do campo.
“A presença dos Movimentos Sociais e profissionais de educação das universidades mostra um momento de unidade em defesa da educação do campo de forma que a gente possa propiciar grandes encaminhamentos para questões como por exemplo a garantia da continuidade dos Cursos de Licenciatura, assim como em outras áreas do conhecimento. Pensamos ainda em uma atuação efetiva no acompanhamento, elaboração e implementação do Plano Nacional de Educação. Ressaltamos ainda que outra luta nossa é combater o fechamento de escolas na zona rural”, destacou.  
 
A formação técnica para o campo é outro desafio. “O PRONATEC Campo hoje não dialoga com nossa realidade , por isso lutamos para que o MEC faça uma adequação na legislação de forma a garantir instrumentos como: recursos, conteúdos pedagógicos, espaços adequados, pois só assim teremos uma formação voltada para atividades que são desenvolvidas no meio rural.  
 
 Participante do III Seminário Nacional do Fórum de Educação do Campo – FONEC, a coordenadora nacional do setor de educação do Movimento Sem Terra (MST) no Pará, Camila Silva destaca a importância do Encontro e compartilha um pouco da sua realidade no Pará.
 
 “No Pará temos buscado construir ações de luta pela educação do campo vinculado também pelo processo de luta e defesa dos territórios camponeses, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, entre outros. Assim temos buscado  garantir o direito a educação em todas as comunidades, possibilitando assim que crianças, jovens e adultos elevação de conhecimentos e condições de vida digna”, afirmou. 
 
 
Unidade na luta por Políticas Públicas para educação
 
“O Encontro do FONEC é importante pois é um momento de reafirmar os compromissos com a educação do campo. Esse compromisso é afirmado a partir da vivência quer nos movimento sociais, nas universidade ou nos órgão públicos de educação, ou seja,  essa construção coletiva da situação da realidade  da educação nos permite construir coletivamente  um diagnóstico e assim mantermos a unidade na luta por políticas publicas para educação” ressaltou a coordenadora nacional do setor de educação do Movimento Sem Terra (MST) no Pará.
 
Visão acadêmica
 
Quem vem do campo acadêmico também tem contribuído no debate de implementação da educação do campo.
“ Vamos fazer um balanço coletivo dos desafios que estão no campo e a partir daí construir estratégias que podem ser implementadas para educação do campo. No nosso ponto de vista acadêmico, o Seminário nos convida fazer uma produção crítica dos desafios para implementação da educação do campo. Aqui é um espaço de definição que orienta as ações a serem potencializadas e desenvolvidas, como elementos que nos unem pela educação do campo. Bom lembrar que todo processo foi construído pelo coletivo que pagou do seu próprio bolso pra chegar até aqui no FONEC com profissionais e militantes em prol de um bem comum. Vamos sair daqui com uma pauta de ações de fortalecimento do Fórum para avançar na educação do campo”, destacou Eliene Novaes Rocha, doutora em educação, atualmente professora da Faculdade de Educação UNB, de Planaltina-DF.
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

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